
A razão de SHOUMEI
Fundação da
Irmandade Shoumei

“Se tem a capacidade de apresentar uma lista de quase cem novos seguidores, eu autorizarei a formarem uma irmandade"
Passado um mês, Tameshiti estava com uma lista com mais de sessenta novos seguidores. Sakujiro conseguira dez novos seguidores. Assim, ambos decidem entregar a lista com setenta e quatro nomes à Residência. Tameshiti e mais cinco novos seguidores regressaram a Jiba, em um percurso de seis dias.
Em Shoyashiki, Tameshiti se deparou com o senhor Kisaburo Uemura, da Irmandade Shinyu (atual Igreja-Mor Shikishima), o qual se ofereceu a agregá-los em sua irmandade, porém, Tameshiti disse que gostaria de apresentar a lista diretamente à Residência.
Na Residência, Tameshiti foi recebido pelo Shimbashira, Shinnosuke Nakayama, que recebeu a lista com grande alegria: “Se tem a capacidade de apresentar uma lista de quase cem novos seguidores, eu autorizarei a formarem uma irmandade e você, Tameshiti, será o chefe!”
“Não, não! Eu sou apenas um conselheiro. Faça o senhor Sakujiro Yamada, que foi salvo naquela oportunidade, chefe!” – solicitou Tameshiti.
“Então farei a irmandade de vocês dois. Os dois então serão os responsáveis.” – orientou Shinnosuke.
Desta forma, Sakujiro Yamada e Tameshiti Hatabayashi recebem a permissão de fundação da Irmandade Shoumei (Shoumei-ko). Era 28 de dezembro de 1887.
Sakujiro Yamada recebeu o Dom da Concessão Divina em 8 de dezembro de 1888 e, Tameshiti Hatabayashi, em 13 de janeiro de 1889, quando também aprendeu a Dança das Mãos.
