top of page
IMG_3334.jpeg

A razão de SHOUMEI

A grandeza e a
razão do presente

A imensa igreja que hoje conhecemos é graças à determinação e dedicação de cada um dos condutores, e, sem dúvida, da manutenção da fé, centrada nos condutores, de todas as gerações dos seguidores.

          Este breve relato das sucessões da Igreja-Mor Nankai reflete a grandeza dos dias de hoje. A imensa igreja que hoje conhecemos é graças à determinação e dedicação de cada um dos condutores, e, sem dúvida, da manutenção da razão de fé, centrada nos condutores, de todas as gerações dos seguidores. 

          Da grandeza e pujança da Igreja-Mor Nankai, desmembrando-se dela, foram criadas três novas igrejas-mor: Tyuuki (família Hatabayashi), Tooi (família Nishi), e Uryuu (família Nishigaki). Ainda, subordinadas à Igreja-Mor Nankai, constam igrejas filiadas de grande porte, a exemplo da Igreja Kiyuu (família Oe), que conta com mais de quarenta igrejas e cem Casas de Divulgação filiadas.

          Na gestão do mestre Seijiro Yamada, aproveitando o processo imigratório para o Brasil, é que foi enviado o primeiro grupo de dez famílias para missionamento, partindo do Porto de Kobe em 11 de maio de 1929. Dentre estas famílias estava o mestre Chujiro Otake, sua esposa Chiyo e o filho Shichiro. Mestre Chujiro e mestre Shichiro foram o primeiro e segundo condutor de nossa Igreja Bauru, respectivamente. Mestre Chujiro ainda foi primeiro Primaz da Sede Missionária Dendotyo do Brasil e, posteriormente, Ministro Hombuin da Sede da Igreja.

          Ainda, somam-se sete igrejas filiais da Igreja-Mor Nankai no Brasil: Bauru, Paulista (Tanio), Nampaku (Soraji), Brasil Nansho (Hatisuka), Piratininga (Sakai), Tupã (Hassegawa) e Novo Horizonte (Ukei); as três últimas, filiais da Igreja Bauru.

daikyokai_edited.jpg

© 2023 por Igreja Tenrikyo Bauru

bottom of page